skip to Main Content
Telefone: 55 (62) 3922.2079
Contabilidade rural

Contabilidade rural – tudo que você precisa saber

A contabilidade rural é a adaptação da contabilidade empresarial para empresas do setor agropecuário, que são voltadas para a produção de alimentos, pecuária, agroindustrial e zootécnico.

Essas empresas possuem suas próprias características, exigindo também uma contabilidade específica, permitindo, assim, aos seus administradores analisar todas as condições para apresentar resultados mais promissores.

Existem alguns quesitos especiais, que precisam de maior controle na contabilidade rural, uma vez que a produção não depende única e exclusivamente das atividades dos colaboradores. As condições climáticas, por exemplo, podem trazer lucro ou prejuízo para uma determinada atividade e somente com o controle criterioso é possível manter a produção em alta.

Assim, por exemplo, ao contrário de uma empresa que trabalha com matérias primas, insumos e equipamentos, uma empresa de agricultura trabalha com sementes e fertilizantes, enquanto que uma empresa de pecuária, para manter o seu plantel, vai precisar de rações, vacinas e cuidados veterinários.

Além disso, na contabilidade rural, o patrimônio é formado pela terra, enquanto que o passivo pode ser representado pelos bens líquidos e pelos financiamentos bancários. Ao mesmo tempo, porém, a contabilidade deve conter todos os lançamentos referentes a impostos e contribuições, custos com mão de obra e controle sobre os estoques necessários para a produção.

Quer saber mais sobre Contabilidade Rural? Olha que bacana este post que fizemos para você: Tecnologia para Produtor Rural – como aplicar e quais os benefícios?

Os custos na contabilidade rural

Uma das principais características da contabilidade rural é o tempo envolvido em um determinado tipo de produção. Assim, por exemplo, quando se trata de uma empresa produtora de grãos, o calendário de apuração dos resultados deve obedecer ao tempo de preparação do solo, de plantio e de colheita, diferentemente da contabilidade empresarial, que utiliza o ano civil para fechamento de balanço.

Ao mesmo tempo, a contabilidade rural deve manter o controle sobre os estoques de sementes, de fertilizantes e insumos, com o levantamento do inventário físico, avaliando os custos de cada produção em comparação com os preços de mercado.

Da mesma maneira, quando a empresa trabalha com pecuária, o tempo de apuração dos resultados é decorrente da compra de reses para engorda, se atua nessa área, dos custos envolvidos na preparação do plantel para o mercado e dos resultados obtidos com as vendas.

O plano de contas da contabilidade rural, dessa forma, deve ser bastante específico com relação a cada tipo de produção da empresa. No caso de uma empresa de menor porte, com produção familiar, onde o rendimento é proveniente de diversas atividades, cada uma dessas atividades deve ter os seus valores separados, como se a empresa mantivesse diversas filiais, uma para cada tipo de produção agropecuária.

A contabilidade rural, a partir da distribuição das contas, deve informar, ao mesmo tempo, todos os dados sobre os ativos, passivos, receitas e despesas de forma separada, reunindo depois os resultados.

É, ainda, de extrema importância manter a empresa agropecuária de acordo com as legislações especificadas para cada tipo de atividade. Enquanto uma produção agrícola deve atender determinados requisitos, a produção pecuária deve atender à sua própria legislação.

O profissional responsável pela contabilidade rural ainda tem a atribuição de gerenciar os ativos e passivos da empresa, gerenciando-os de acordo com a atividade, respeitando a produção final, ou seja, valores referentes à pecuária devem ser lançados em contas específicas, diferentes das contas relacionadas a processamento de produtos.

Uma dica rápida, quer dicas de como fazer plano de contas rural? Então leia AGORA esse post feito para você: 5 dicas para fazer um plano de contas rural

Assim, a contabilidade rural deve manter os registros de forma particular, considerando a individualidade de cada tipo de produção, podendo, dessa forma, facilitar o trabalho do administrador com a correta distribuição de contas, custos e despesas, evitando problemas fiscais ou legais e buscando os meios de melhorar os resultados através de uma administração centralizada.

Contabilidade rural: especial e específica

A contabilidade rural, portanto, deve ser totalmente personalizada, com características especiais e específicas para cobrir todas as necessidades de uma empresa desse setor, tendo suas próprias adaptações, embora seguindo as regras internacionais de contabilidade.

O controle da produção agropecuária é extremamente importante para o produtor, seja ele familiar ou de uma grande empresa, buscando sempre manter a saúde financeira de seu negócio, podendo utilizar seus recursos e garantir alguns benefícios, como, por exemplo:

  • Evitar perdas e desperdícios, mantendo a organização de sua produção;
  • Gerenciar melhor o seu tempo, com a implantação de uma logística adequada;
  • Oferecer condições para a tomada de decisões, capacitando sua empresa para o crescimento;
  • Manutenção do controle de perdas e adequando a empresa para épocas de menor demanda;
  • Melhorar os resultados gerais da empresa, gerando condições para aumento da produtividade e, consequentemente, de maior lucratividade para o negócio.

O setor agropecuário é uma atividade que exige maior detalhamento das despesas operacionais, já que se trata de uma atividade que oferece maior número de riscos com perdas de produção ou condições climáticas que impeçam a produtividade esperada.

Em razão dessas especificidades, o responsável pela contabilidade rural, além de conhecer toda a legislação pertinente, deve manter os lançamentos de forma adequada, considerando todas as variações inerentes a cada tipo de produção.

O setor agropecuário comporta um grande número de atividades e empresas de todos os portes e tamanhos, com produção sazonal ou contínua, exigindo, portanto, um processo mais complicado de controle, com contabilidades específicas para cada um dos setores, como, por exemplo:

  • Agricultura;
  • Pecuária;
  • Cultivo de florestas;
  • Engorda e venda de rebanhos;
  • Atividades zootécnicas;
  • Transformação de produtos de origem rural;
  • E outros.

Da mesma forma como existem as mais diversas atividades, também a contabilidade rural deve atender cada uma delas, adaptando as contas e lançamentos e fazendo a correta distribuição dos resultados de cada atividade, sempre que se fizer necessário.

Entende-se, hoje, que a atividade agropecuária é uma das que mais podem oferecer resultados lucrativos, principalmente por se direcionar para o atendimento de necessidades básicas de consumo.

Dessa forma, para o produtor rural, é imprescindível contar com a assessoria de um profissional capacitado, que possa se tornar seu aliado permanente, auxiliando com o controle e com a contabilização de todos os itens necessários para sua produção.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a RAYC! Nós podemos te ajudar a equilibrar suas finanças e garantir total estabilidade para o seu negócio!

Sucesso e até breve!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top