skip to Main Content
Telefone: 55 (62) 3922.2079
LCA ou LCI

LCA ou LCI – qual a melhor opção?

Você, empreendedor rural, sabe a importância de investir no seu agronegócio, não é mesmo? Então já deve ter se perguntado sobre qual é a melhor opção para investimento… LCA ou LCI?

Investir em:

  • Maquinário para produtores rurais.
  • Insumos para produtores rurais.
  • Mão de obra para agros produtores.

Independente da necessidade, o grande segredo é investir com inteligência e estratégia e, para isso, nada melhor do que se informar!

E é exatamente para isso que estamos aqui, para te ajudar a entender como obter os melhores recursos para agregar valor ao seu empreendimento rural e assim fortalecer a sua imagem no mercado agropecuário.

Hoje vamos falar LCI e LCA, duas opções para obter recursos que podem ser exatamente o que você precisava para alavancar seus negócios!

  • Mas, você sabe que é LCI e LCA?
  • A finalidade do LCI e LCA?
  • Quais são os benefícios do LCI e LCA?

Se você ainda não sabe, essa é a sua grande oportunidade, acompanhe e entenda!

LCI e LCA o que são?

Antes de tudo, é preciso que você entenda o que essas duas siglas significam, veja:

  • LCI – Letras de Crédito Imobiliário.
  • LCA – Letras de Crédito do Agronegócios.

O que elas têm de incomum é que ambas são reconhecidas como títulos de crédito para o ramo agropecuário no Brasil isentos de Imposto de Renda.

De uma maneira bem simples, os bancos emitem esses títulos a fim de captar recursos financeiros com o objetivo de conceder empréstimos tanto para o setor imobiliário, quanto para o setor rural.

Em outras palavras, funciona assim:

Você empreendedor “empresta” dinheiro para o banco, para que esse possa conceder recursos para outras empresas, em troca você recebe rendimentos, como se tivesse feito uma aplicação na poupança.

E para que você consiga entender qual é a melhor opção para os seus negócios, vamos te mostrar um pouco mais sobre o LCI e LCA, já no próximo tópico.

LCA ou LCI – como investir?

Para que você faça o investimento em LCA ou LCI, você precisa procurar uma corretora ou uma instituição bancária que preferir, e se informar quanto aos trâmites burocráticos e documentação necessária.

Preparamos um post para você, confira:

Rentabilidade do LCA – os detalhes que você precisa conhecer para investir!

LCA e LCI – como funcionam os rendimentos?

Ao optar por Letras de Crédito Imobiliário ou Letras de Crédito agropecuário é muito importante saber que será estabelecido um prazo para que seja feito o resgate dos rendimentos, por isso, o empreendedor rural deve estar atento as datas de vencimento.

Além de possuírem isenção do imposto de renda, são investimentos de baixo risco, onde dependem das taxas de juros que podem ser pré ou pós fixados, confira:

  • Rendimentos LCA e LCI prefixados: Nesse caso você consegue entender o valor do seu lucro, uma vez que a taxa atrelada ao título é fixa em 9,9% ao ano.
  • Rendimentos LCA e LCI pós – fixados: Nesse caso, você só saberá o rendimento total na data de vencimento dos títulos, uma vez que as taxas são variáveis e atreladas a outras como por exemplo o CDI e IPCA.

Qual é a melhor opção para o meu agronegócio?

Bem, a resposta para essa pergunta se faz com outra questão… Qual é a finalidade de seu investimento em LCA ou LCI?

Tudo irá depender de quando e para que você irá utilizar os valores investidos, normalmente o tempo mínimo para resgate das letras é de 3 meses, portanto, vale a pena se você não precisar do dinheiro imediatamente.

A nossa dica é para que você faça um planejamento antecipado para entender as suas necessidades e objetivos e assim busque o sistema de crédito agropecuário mais vantajoso para o seu empreendimento rural.

E como executar um planejamento financeiro agropecuário para investir da melhor forma?

Para isso estamos aqui! Procure a nós, da RAYC, temos ampla experiência no ramo agropecuário e uma enorme disposição para encontrar a solução adequada para os seus objetivos empresariais!

Sucesso e até a próxima.

Siga nos no Facebook: @rayccontabilidade

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top