skip to Main Content
Telefone: 55 (62) 3922.2079

Você sabe o que é auditoria contábil? Bom, o que se pode adiantar é que ela é extremamente importante para a sua empresa. Mas afinal, por quê? Muita gente ainda não está familiarizada com esse termo, mas é algo de extrema importância.

Contar com serviços confiáveis de auditoria contábil é fundamental para que você possa cuidar bem das finanças do seu empreendimento.

Quer entrar em contato conosco através do Whatsapp

Entre em contato conosco e vamos descobrir juntos como transformar o seu negócio em um grande sucesso corporativo!

Auditoria

Conforme mencionamos anteriormente, a auditoria contábil é extremamente importante para garantir o pleno funcionamento e a administração de uma empresa. Mas, por quê?

Simplesmente porque a auditoria contábil não é nada mais do que uma análise das finanças da empresa. Mais precisamente, a auditoria contábil analisa como anda sua situação financeira. Essa auditoria é feita para garantir que os resultados obtidos a partir da contabilidade estão certos.

Ela é importante também porque permite que sejam descobertas fraudes na empresa, além de ser capaz de identificar e solucionar dados incorretos em laudos.

Como a auditoria é feita?

Para conseguir analisar toda a situação financeira de uma empresa, são checados todos e quaisquer documentos contábeis, desde que estes pertençam a um certo período estipulado pela análise.

Além disso, a análise também acompanha documentos como comprovantes de pagamentos. A auditoria é a forma mais eficaz de provar aos acionistas de uma empresa, por exemplo, que tudo está sendo feito da forma correta, e que o patrimônio de todos está garantido, prezando pela transparência.

Que empresas podem realizar auditoria contábil?

Não há distinção, todas as empresas podem realizar auditoria contábil. É verdade que elas acontecem com mais frequência nas grandes empresas, também chamadas de corporações. No entanto, independentemente do tamanho da empresa e do setor onde ela atua, se há acionistas e se for preciso esclarecer uma situação, é possível solicitar uma auditoria contábil.

Quanto tempo demora para que ela seja feita?

Não há tempo estipulado para que uma auditoria contábil seja realizada. Pode ser que a análise seja feita com rapidez, ou que demore dias. Isso vai depender do que o profissional contratado terá que analisar, levando em conta os documentos a serem analisados e o período no qual se deseja checar informações. No entanto, é necessário aguardar o resultado da verificação, porque é o relatório final que irá acusar falhas no financeiro, ou não, se tudo estiver de acordo com o esperado.

Em que momento deve-se fazer auditoria?

Não existe um prazo estipulado para que se realize uma auditoria em sua empresa. A grande maioria dos estabelecimentos só solicita esse tipo de serviço quando acha que algo está errado no faturamento ou que os números não batem, enfim, aspectos que deixem suspeitas em relação a desvio de dinheiro.

No entanto, outras empresas, especialmente as de maior porte, preferem fazer uma auditoria fiscal periodicamente, só para garantir que tudo está correndo bem. Isso fica a seu critério, como gestor.

Confira aqui

Os conteúdos que separamos para você

Confira aqui

Os conteúdos que separamos para você

TODA SEMANA, PREPARAMOS E ESCOLHEMOS ARTIGOS COM DICAS INCRÍVEIS para vocÊ. CONFIRA!

Inscreva-se na nossa news e receba.

Back To Top
×Close search
Buscar