O setor produtivo segue trabalhando para tentar evitar novas taxas para o agronegócio. Durante um…
Como divulgar uma atividade rural com sucesso em 4 passos
O marketing é essencial para qualquer tipo de atividade, não sendo diferente nem mesmo para qualquer atividade rural.
Atualmente, o mercado está vivendo um momento de saturação em todos os setores e, em razão disso, a divulgação é a melhor forma de investir para garantir que um agronegócio tenha maior visibilidade.
Ao mesmo tempo em que acontece a saturação do mercado, no entanto, a internet se apresenta como a melhor ferramenta para divulgar uma atividade rural, o que está levando os produtores a criar sites e participar das redes sociais, levando para o campo a revolução que vem acontecendo nas grandes cidades no mundo digital.
Olha este post que legal para você do ramo rural: Contabilidade rural – tudo que você precisa saber
O melhor da internet é que sempre existe espaço para a aplicação das ferramentas de divulgação e os resultados podem ser percebidos em pouco tempo, tanto pelos próprios consumidores quanto por outros setores interessados, como estudantes e empresários.
O agronegócio é um dos segmentos da economia nacional que mais proporcionam lucro para os empreendedores e, consequentemente, ajudar a melhorar o PIB nacional. O Brasil, atualmente, é um dos principais países no mundo todo na produção de uma grande variedade de produtos rurais, como, por exemplo, as carnes (bovina, suína e aviária), cana-de-açúcar, café e grãos, como soja e milho.
Além disso, a produção de artigos não comestíveis também é grande destaque, como o couro e insumos agrícolas. Dessa forma, tudo o que é produzido precisa ser divulgado para que seja do conhecimento público, e a internet é a melhor forma de divulgar uma atividade rural.
Da mesma forma que nos grandes centros, o perfil do empresário de agronegócio está mudando, levando o homem do campo a entender que, sem a internet, ele vai perder dinheiro e mercado, além de não ter acesso a informações importantes para seu negócio.
A internet, portanto, vem se tornando uma ferramenta de extrema importância para o produtor rural, servindo como meio de busca de novos parceiros, de negócios, de cotações e de condições climáticas, além, evidentemente, de notícias sobre o ambiente.
Para divulgar com sucesso uma atividade rural, portanto, o empresário rural deve manter sua presença na internet, utilizando as principais ferramentas disponibilizadas, em sua maior parte, gratuitamente, como podemos ver a seguir:
Divulgar uma atividade rural através de sites
Manter um site bem estruturado, com a aplicação das técnicas de otimização de SEO (Search Engine Optimization), ajuda a melhorar o posicionamento do empreendimento rural nos motores de busca, facilitando aos usuários na hora de encontrar os produtos e serviços oferecidos.
Vamos falar de tecnologia para o meio rural: Tecnologia para Produtor Rural – como aplicar e quais os benefícios?
Para aplicar as técnicas de SEO e divulgar a atividade rural basta apenas saber como os usuários procuram por produtos e serviços nos buscadores, melhorando o posicionamento do site com a utilização das palavras-chave mais apropriadas.
Assim, por exemplo, se a empresa rural trabalha com produtos orgânicos, palavras ligadas à produção orgânica facilitam a busca e oferecem melhor posição para o site do produtor rural na hora de vender seus produtos.
Postar conteúdo de qualidade
Grande parte das empresas de atividade rural utiliza técnicas que não são conhecidas do grande público e a divulgação dessas técnicas através de conteúdo apropriado irão facilitar a vida de muitos estudiosos e curiosos.
A divulgação de conteúdo técnico para o público-alvo permite chamar ainda mais a atenção para a atividade rural, educando o público para que ele possa ter maior confiança na empresa, convertendo o conteúdo em vendas e, principalmente, fidelizando esse público-alvo.
Como já nos referimos à produção orgânica, se a atividade rural é voltada para esse segmento, é interessante produzir conteúdo sobre o tema, esclarecendo o público-alvo sobre a necessidade de consumo de produtos naturais e explicando técnicas que podem ser usadas inclusive em suas próprias casas para melhorar a qualidade de vida.
Nesse caso, também é importante atualizar todas as informações frequentemente, não se esquecendo de responder aos comentários e interagir com o público-alvo, demonstrando o interesse pela sua participação.
Utilização das redes sociais para divulgar a atividade rural
As redes sociais, mais do que apenas conectar as pessoas, estão servindo como um grande balcão de negócios para os mais diversos segmentos. Hoje, é possível criar um perfil no Facebook para a atividade rural e oferecer diretamente a produção ao consumidor final, por exemplo.
Outro artigo incrível para você: 5 dicas para fazer um plano de contas rural
Certamente as outras redes sociais possuem sua importância e relevância para a divulgação de negócios, como é o caso do Instagram e do Twitter, que são acessados por milhões e milhões de usuários todos os dias.
No entanto, o Facebook chega na frente quando se trata de atingir um determinado público-alvo para divulgar a atividade rural. O produtor pode fazer uso dos anúncios patrocinados, pagando um valor irrisório todos os dias e direcionando seus anúncios para as pessoas que possuem maior interesse.
Esse trabalho não exige mais do que a inscrição da atividade rural e a criação de um anúncio. Encontrar o público-alvo é uma atividade do próprio Facebook, que irá direcionar a publicação de acordo com o perfil de cada usuário.
Criação de parcerias para divulgar a atividade rural
A criação de parcerias com empresas que estejam envolvidas, direta ou indiretamente, com a atividade rural do produtor é outra forma de fazer a divulgação com sucesso de um empreendimento no agronegócio.
A troca de banners pode ser feita de forma gratuita, divulgando produtos e serviços ligados a uma determinada atividade, enquanto os produtos e serviços de sua própria atividade são divulgados pelo site do parceiro, atingindo um público ainda maior.
Utilize a internet para divulgar sua atividade rural
A tecnologia digital vem se desenvolvendo cada vez mais nos últimos anos e, certamente, ainda temos muito a descobrir e usufruir desse meio de comunicação. Sua grande vantagem é chegar a qualquer lugar, encontrar os usuários mais interessados e fazer a conversão em vendas, trazendo maior lucratividade para qualquer empreendimento.
O mundo está totalmente conectado e isso significa que o público-alvo de qualquer atividade rural também está ligado no que acontece e sempre busca mais informações para tornar a vida mais agradável e proveitosa. Com o uso das ferramentas de internet você poderá conseguir muito mais de sua produção e atingir diretamente as pessoas interessadas.
Em caso de dúvidas, fale com a RAYC! Será um prazer te ajudar.
Sucesso e até breve.
This Post Has 0 Comments