skip to Main Content
Telefone: 55 (62) 3922.2079
Como ser um empreendedor rural

Como ser um empreendedor rural – tudo que você precisa saber

Você sabia que segundo indicações da FAO – Organizações Unidas para alimentação e agricultura, estima-se que a indústria agrícola terá que produzir 70% mais comida que nos dias atuais para atender a demanda da população mundial?

Sabe o que isso significa?

O momento perfeito para você começar a empreender na área rural!

Além disso, a revolução dos recursos que acercam o setor é outro ponto forte para aqueles que desejam começar os seus negócios, em outras palavras, mais nichos dentro da área rural prontos para serem explorados!

Dá até para se animar e começar a colocar os planos de empreender na área rural em prática, não é mesmo?

Mas então, o que está faltando para você começar?

Se for conhecimento, você está no lugar e na hora exata! Porque esse texto vai te dar um “empurrãozinho” nos primeiros passos como empreendedor rural!

Que tal, vamos começar?

Comece com o pé direito no agronegócio!

Antes de dar o pontapé inicial no seu agronegócio é muito importante entender qual o ramo que irá empreender e quais as particularidades que ele exige.

Sim, porque ao falarmos de empreendedorismo rural, estamos entrando em um mercado gigantesco com diversas possibilidades a serem consideradas e muitos caminhos a serem escolhidos.

Contudo, uma coisa podemos afirmar, seja qual for o nicho rural que você escolha… é necessário desde do início fazer a coisa certa, dessa maneira você com certeza conseguirá concretizar o seu objetivo.

Mas de forma bem clara, o que isso quer dizer?

Como é começar da forma certa?

Bem, o seu primeiro passo é entender as exigências legislativas e fiscais do setor rural e para isso nós recomendamos que procure assistência contábil especializada na área rural, dessa forma você receberá TODAS as informações relevantes sobre o assunto.

Mas, não para por aí, no próximo tópico vamos te mostrar um pouco mais do que é imprescindível para formalizar o seu agronegócio.

A documentação para ser um empreendedor rural

É claro que você entende que para seu negócio começar bem antes dele sair do papel, é preciso colocá-lo nele, certo?

O que queremos dizer com isso é que você precisa se planejar, traçar uma estratégia e a partir daí buscar os recursos necessários para chegar a sua meta.

Um desses recursos é conseguir as licenças e documentações para o agronegócio funcionar de maneira legalizada.

Hunnn, será que isso é difícil?

Olha, não podemos te enrolar, a princípio pode parecer complicado, mas nós garantimos que com ajuda de uma contabilidade especializada no mercado rural tudo ficará muito mais simples e ágil!

Mas, para que você possa entender sobre quais documentos estamos falando, dê uma olhadinha na lista que separamos:

  • ITR: Imposto Territorial Rural.
  • Imóveis rurais federais, estaduais e municipais.
  • CCIR: Certificado de Cadastro de Imóvel Rural.

Além de claro, toda a documentação específica para a área rural que você irá atuar.

Esses documentos representam grande parte da realização do seu sonho como empreendedor rural e devem ser vistos, entendidos e providenciados com um senso de profissionalismo no seu grau máximo!

Dessa maneira você já inicia de forma econômica, lucrativa e organizada!

Quer ser um empreendedor rural de sucesso? Então fique de olho!

Agora que a parte burocrática foi acertada, vamos ao próximo passo: o sucesso!

Para isso é importante que você se atente a:

  • Gestão empresarial: se especialize, esteja de olhos e ouvidos bem abertos para a necessidade do setor e para a liderança de seu empreendimento.
  • Adapte-se às novas tecnologias do mercado rural, elas são ferramentas que podem agregar muito valor ao seu empreendimento.
  • Busque planejamento e controle financeiro, pois tão importante quanto as questões contábeis, são as finanças de sua empresa, uma dica é entregar as duas pontas a um mesmo profissional, dessa maneira você sempre terá uma visão completas de todo cenário real dos seus negócios.
  • Cuide da equipe, capacite, profissionalize, especialize, isso será um grande diferencial diante dos seus concorrentes.
  • E por último, mantenha o foco e a dedicação e o resultado de tudo isso serão bons frutos profissionais!

E, se precisar de ajuda para crescer e se desenvolver, estamos aqui e teremos prazer em estar com você em todas as etapas do seu sucesso profissional!

Fale com a RAYC!

Sucesso e até logo.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top